A FEDERAÇÃO CATARINENSE DE TAEKWONDO – FCTKD, vem manifestar seu posicionamento de total repúdio a toda e qualquer manifestação de violência e desrespeito à dignidade humana, independentemente dos fatos motivadores.
Reitera, ainda, seu posicionamento favorável à arte marcial, seja tradicional ou esportiva, praticada dentro de princípios e valores alicerçados em pilares como cortesia, integridade, perseverança, auto controle, disciplina e respeito ao outro, às instituições, ao estado de direito e à hierarquia posta.
Diante do exposto, esta instituição declara total isenção em relação aos recentes fatos amplamente divulgados envolvendo o espancamento de um médico, no município de Itajaí/SC. E ainda afirma que o agressor NÃO É FILIADO A FCTKD.
Destaca-se, ainda, o relato profissional da Dra. Priscila da Silva Daflon, Médica Clínica do Sindicato dos Médicos de Balneário Camboriú, em relação aos benefícios da prática de artes marciais praticado por crianças:
“Trabalho com pediatria e poucas coisas auxiliam tanto crianças com distúrbios comportamentais agressivos, quanto as artes marciais. Elas agregam disciplina e ética e funcionam como modulador da agressividade. Direcionam para o lugar certo e pregam o comportamento pacífico e correto. Ao indicar o esporte sempre ouço dos pais que a crianças pode ser um adulto agressivo e desajustado por causa dele. Minha fala é sempre que esse tipo de pessoa nem pisa numa federação. Que devem procurar um instrutor confederado e checar seu currículo. Esse tipo de pessoa desequilibrada destrói nosso argumento… mancha algo muito importante, o esporte, que auxilia no tratamento de crianças no Brasil inteiro”.
Sem mais, declaro verdadeiro o aqui tratado.
Allan Fabio Siqueira
Presidente da FCTKD