O Campeonato Pan-americano de Taekwondo encerrou ontem em Queretaro/México, com uma participação recheada de medalhas, tanto da Seleção Brasileira de Kyorugi (Luta) quanto de Poomsae (Formas).
Na luta, os brasileiros faturaram seis medalhas: um ouro, três pratas e dois bronzes. No último dia de evento, André Bilia foi campeão na categoria -80Kg e Lucas Martins trouxe o bronze, na categoria -63Kg. Na estreia da competição, Raphaella Galacho (-73Kg), Lucas Oliveira (-87Kg) e Edival Marques (-68Kg) foram vice-campeões em suas categorias e Henrique Precioso ficou com a medalha de bronze na categoria -74Kg. Os bons resultados valeram a conquista do terceiro lugar geral para a Seleção Brasileira de Taekwondo e o vice-campeonato das equipes masculinas.
O Pan-americano é de classificação G4, pelo que o campeão arrecadou 40 pontos, o vice conquistou 24 pontos e o terceiro lugar garantiu 14 pontos no Ranking Mundial.
No Poomsae, a equipe masculina também alcançou o terceiro lugar geral, com um ouro e duas pratas. Depois de no primeiro dia, Manoela Pontual e Renato Ribeiro terem conquistado o ouro nas categorias individuais Feminino -40 anos e Masculino -60 anos, respectivamente, o segundo dia de competição também trouxe medalhas. Nas duplas, Marcio Losada e Manoela Pontual foram campeões na categoria acima de 30 anos, enquanto o trio Luciano Neto, Renato Ribeiro e Fabio Pires foram vice-campeões na disputa por equipes acima de 30 anos. No individual -50 anos, Catia Esteves foi bronze no feminino, enquanto Marcio Losada foi vice-campeão, no masculino.
A CBTKD parabeniza a brilhante participação dos atletas nacionais e a garra e determinação com que toda a Seleção defendeu as cores da nossa bandeira!
Open Pan-americano e Pan de Para-Taekwondo
Após o término do Campeonato Pan-americano de Taekwondo, realiza-se até domingo o Open Pan-americano, que conta com a participação de cerca de 50 atletas brasileiros. Este evento tem classificação G2 no Ranking da Federação Mundial de Taekwondo, valendo 20 pontos.
No domingo, para encerrar as competições no México, acontece o 4º Campeonato Pan-americano de Para-Taekwondo, onde o Brasil será representado pelo para-atleta Lucas Almeida, que já se encontra em Queretaro. Amanhã, 11 de junho, será a pesagem do atleta e o processo de classificação da deficiência para a competição.
O post Brasil em 3º lugar geral do Pan-americano apareceu primeiro em Confederação Brasileira de Taekwondo.