O último mês de Iris Tang Sing e Venilton Teixeira foi passado na Coreia do Sul, onde os atletas fizeram um treinamento intensivo tendo em vista os Jogos Olímpicos de 2016. De regresso ao nosso país, a dupla que representará o Brasil nos pesos leves no Rio 2016 contou que teve oportunidade de aprimorar suas técnicas e trocar experiências com outros atletas e treinadores olímpicos. Treinaram em três universidades diferentes e voltam de bagagem cheia, para seguir o treinamento no Brasil.
Confira a entrevista e saiba quais os próximos passos dos nossos guerreiros.
CBTKD: Qual a importância deste camping para o seu treinamento?
Iris Tang Sing: Este último mês foi de grande importância e muito aprendizado de como lutar melhor com as asiáticas, que são as minhas principais adversárias. Estou muito feliz e satisfeita com esse aprendizado. Com certeza, saio daqui melhor preparada. Treinamos em três universidades, fizemos intercâmbio com vários atletas e técnicos olímpicos, engrandecendo ainda mais o trabalho aqui realizado. Foi uma troca de experiências fantástica, pois cada universidade tem seu estilo, suas características de treino e isso fez com que eu tivesse uma grande evolução.
Venilton Teixeira: Foi muito importante porque nunca lutei com coreanos e, como eles são uma das potências no Taekwondo, viemos aprimorar um pouco do nosso Taekwondo aqui. Foi muito bom e conseguimos tirar muito proveito do treinamento.
CBTKD: Qual o maior aprendizado que trazem do camping?
Iris Tang Sing: Percebi que estou evoluindo bastante e que não estou atrás das atletas das outras equipes olímpicas em relação aos treinamentos. Fiquei feliz em ouvir do mestre da primeira universidade “Jeonju University” (que foi onde treinei o maior período – duas semanas) que notou minha evolução. Ele me elogiou bastante nos chutes que eu queria melhorar e isso é sinal de que consegui.
Venilton Teixeira: A cultura deles é muito diferente da nossa e lidarmos com essas diferenças e tentarmos nos adaptar é um grande aprendizado e nos força a evoluir.
CBTKD: Quais as principais dificuldades que sentiram?
Iris Tang Sing: A minha maior dificuldade foi com relação à comida (rsrs), mas também ao estilo de treino dos coreanos, que é muito intenso e sem intervalos, com uma duração muito longa.
Venilton Teixeira: Senti muita dificuldade de me adaptar à alimentação coreana. A comida deles é muito diferente da nossa e contei a dedo as coisas de que gostei com relação à alimentação.
CBTKD: Ao longo deste último mês, vocês tiveram a oportunidade de treinar com outros atletas olímpicos. Da experiência trocada, como é que sente que os outros atletas estão para os Jogos?
Iris Tang Sing: Senti que os atletas estão se preparando muito e que os treinos estão a mil por hora. Todos estão muito ansiosos para estar no Brasil, sentir a atmosfera carioca, a adrenalina de conhecer o local da competição. Perguntam muito sobre o Brasil e os treinadores estão curiosos para saber o que lhes espera, principalmente pelos atletas do Brasil que irão enfrentar.
Venilton Teixeira: Foi uma experiência muito boa treinar com os outros atletas olímpicos. Tiramos muito proveito dessa troca e pudemos fazer um grande intercâmbio de conhecimentos. Estamos todos com muita vontade de que os Jogos cheguem rápido.
CBTKD: Qual a próxima etapa do seu treinamento?
Iris Tang Sing: A próxima etapa é trazer três atletas coreanas para treinar especialmente luta comigo durante 15 dias. Após esse camping, estamos avaliando juntamente com a comissão técnica da CBTKD a minha participação numa competição internacional. Depois teremos mais15 dias com duas atletas turcas aqui no Brasil, que fechará a primeira parte do treinamento. Depois teremos o camping da CBTKD com todos os quatro atletas que irão para os Jogos Olímpicos, onde fecharemos os últimos detalhes com a comissão técnica.
Venilton Teixeira: Agora vamos regressar ao Brasil e, depois de 20 dias na Coreia, nestes primeiros dias no Brasil vou focar mais na minha preparação física.
CBTKD: Mensagem final:
Iris Tang Sing: Gostaria de agradecer à CBTKD, que me deu a possibilidade de estar aqui fazendo esse Camping, apoiando minhas decisões e opções, me orientando. Quero agradecer também ao Mestre Chang Lee, que apoiou a nossa equipe na Coreia e organizou a logística dos treinamentos. Agradeço ao meu treinador Diego Ribeiro, que está comigo aqui me dando o suporte que preciso; aos meus patrocinadores – PETROBRAS, Prefeitura de Itaboraí, Exército Brasileiro e Bolsa Pódio – ; e, por fim, ao Luciano Huck que contribui para este camping com o cheque que me deu na rubrica “Um por todos”, do Caldeirão do Huck.
Venilton Teixeira: Queria agradecer primeiramente a Deus; à CBTKD e ao Governo do Estado do Amapá, por terem juntos financiado a nossa viagem e estadia na Coreia; ao Mestre Chang que nos ajudou muito aqui, e a todos os meus patrocinadores: Time Petrobras, Santa Rita Engenharia, Academia Bruno Igreja , Nutryday , Marinha do Brasil , Orthox , Academia mente e corpo e Team Olympia.
Confira abaixo algumas fotos do Camping:
O post Iris Sing e Venilton Teixeira voltam da Coreia com grande aprendizado na bagagem apareceu primeiro em Confederação Brasileira de Taekwondo.