Logo depois dos Jogos Olímpicos, o Campeonato Pan-americano de Taekwondo Adulto é o campeonato mais esperado de 2016. O evento, que se realiza hoje e amanhã em Queretaro/México, conta com a participação da Seleção Brasileira Adulto completa e são esperados bons resultados da equipe. Na edição de 2014, o Brasil ficou em 3º lugar geral, com dois campeões pan-americanos e mais seis medalhas.
No dia de estreia, a disputa por medalha será entre os atletas das categorias Masculino -58kg, -68Kg, -74kg e -87Kg; e Feminino -49kg, -57Kg, -62kg e -73Kg. Nestes pesos o Brasil será representado por Diogo Santana (-58kg), Edival Marques (-68kg), Henrique Precioso (- 74Kg); Lucas Oliveira (-87Kg), Talisca Reis (-49Kg), Josiane Lima (-57Kg), Barbara Dias (-62Kg), Raphaella Galacho (-73Kg).
Amanhã, dia 9 de junho, entrarão no tatame os atletas dos pesos Masculino -54kg, -63kg e -80Kg e +87kg e Feminino -46kg, -53kg, -67Kg e +73kg. Paulo Ricardo (-54Kg), Lucas Vieira Martins (- 63Kg), Andre Bilia (- 80Kg), Gabriel Demetrius (+87Kg), Kelly Santos (-46Kg), Carolina Araujo (-53Kg), Milena Titoneli (-67Kg) e Hellorayne Paiva (+73Kg) serão os atletas que defenderão as cores da bandeira nacional. Os atletas serão acompanhados pelos técnicos Belmiro Giordani e Rodney Saraiva.
Em simultâneo a esta competição de luta, acontece também o Campeonato Pan-americano de Poomsae (Formas), no qual o Brasil está participando com seis membros da Seleção Brasileira. Na última edição, o Brasil alcançou o terceiro lugar geral, após ter conquistado as suas primeiras medalhas internacionais na modalidade.
Na categoria Individual -40 anos, os representantes são Fabio Noel Pires e Manoela Pontual. Marcio Losada, Luciano Santos e Catia Esteves competirão na categoria -50 anos, enquanto Renato Ribeiro será o participante nacional na categoria -60 anos. Nas provas coletivas, o Brasil participará da dupla acima de 30 anos, com Marcio Losada e Manoela Pontual, e do trio masculino acima de 30 anos, com Renato Ribeiro, Luciano Santos e Fabio Noel Pires. O técnico da equipe é Roberto Polonini.
Após o termino do Campeonato Pan-americano de Kiorugy (Luta) e Poomsae (Formas) , será realizado o Open Pan-americano, que vale 20 pontos no Ranking Mundial e Olímpico. Nesta competição estão inscritos cerca de 50 brasileiros.
No dia 12 de junho acontecerá o Campeonato Pan-americano de Para-Taekwondo, no qual o Brasil competirá representado pelo para-atleta Lucas Almeida.
A CBTKD deseja boa sorte a todos os atletas brasileiros em competição.
O post Seleção Brasileira entra hoje em ação no Pan-americano apareceu primeiro em Confederação Brasileira de Taekwondo.