A conquista do Brasil no Campeonato Mundial de Taekwondo Juvenil foi além da medalha de bronze de Leandro Abner Souza, visto que os atletas da Seleção destacaram-se dos demais 800 participantes por um motivo que muito deve orgulhar toda a família taekwondista brasileira. A Federação Mundial de Taekwondo (WTF) distinguiu a Seleção Juvenil como a “equipe com melhor espírito de luta” do Campeonato Mundial, que se realizou na última semana em Burnaby, no Canadá, valorizando assim a performance geral dos atletas brasileiros durante a competição e a postura dos mesmos dentro de quadra.
O técnico Rodney Saraiva, em representação da Seleção Brasileira de Taekwondo Juvenil, foi quem recebeu o troféu atribuído à equipe das mãos do representante da WTF. O mesmo destacou que, no cenário geral, a participação da equipe brasileira neste Campeonato Mundial foi a melhor de sempre, tendo em conta o número de vitórias dos atletas nacionais. “Apesar de, em 2000 e 2014, termos conquistado medalha de ouro com Natália Falavigna e Edival Marques, respectivamente, como performance de equipe, nunca a Seleção Juvenil venceu tantas lutas e chegou com tantos atletas na disputa de medalhas”, explicou.
Para além de Leandro Abner Souza, o Brasil esteve muito perto de subir ao pódio com outros quatro atletas, que perderam suas lutas de acesso à medalha por placares muito apertados. “Foram quatro medalhas que escaparam, mas apesar disso fomos bem no geral e o nosso esforço e fair play foram reconhecidos pela Federação Mundial de Taekwondo com a atribuição desse troféu de melhor espírito de luta, o que é muito gratificante para todos nós. No geral, fomos até melhores do que grandes potências do Taekwondo no continente americano, como México ou Estados Unidos da América. Parabéns para todos os atletas e seus técnicos, e a todos aqueles que trabalham por um taekwondo melhor”, concluiu Rodney Saraiva.
A Seleção Brasileira Juvenil neste Mundial foi composta pelos atletas abaixo:
Masculino -45Kg: Alexandre Rodrigues
Masculino -48Kg: Bruno Magalhães
Masculino – 51Kg: Gabriel Bussata
Masculino – 55Kg: Fagner Dantas
Masculino – 59Kg: Luiz Candido Neto
Masculino – 63Kg: Peterson Endres
Masculino-68Kg: Gabriel Nascimento
Masculino +78Kg: Leandro Abner Souza
Feminino -42Kg : Luiza Bicalho
Feminino -44Kg : Thalia Kethen
Feminino -46Kg : Dangela Guimarães
Feminino -49Kg: Valéria Jesus Claudino
Feminino -55Kg : Thays Barbosa
Feminino -59Kg: Maria Isabely Pereira
Feminino -63Kg : Larissa Pirola
Feminino +68Kg: Stephane Raila
Os 16 atletas brasileiros foram acompanhados pelo Coordenador Juvenil Rivanaldo Freitas e pelo técnico da Seleção Brasileira Rodney Saraiva, que contaram com o apoio do técnico brasileiro Flavio Porto.
O post WTF distinguiu Brasil como equipe com melhor espírito de luta do Mundial Juvenil apareceu primeiro em Confederação Brasileira de Taekwondo.