Série Didática 1 – Princípios do Taekwondo.
Os princípios do Taekwondo são bem conhecidos pelos seus praticantes, já podemos considerar de domínio público entre os Taekwondistas. O presente artigo, primeiro de uma série didática, tem o objetivo de auxiliar na reflexão sobre o tema, para Mestres, Professores e Alunos/Atletas, visando sugerir formas de aplicação e avaliação dos ensinamentos, os quais são frequentemente cobrados em exames de graduação, nas provas escritas.
É importante destacar que, é muito mais importante e significativo a internalização dos princípios, e sua prática cotidiana, do que simplesmente conhecer as palavras, ir bem numa avaliação, mas não praticá-los.
Antes de entrar no tema, de forma mais específica, cabe também uma reflexão sobre a abordagem de um assunto que pode se revestir de grande complexidade. Ao falar sobre os princípios estaremos adentrando num campo de diversidade de pensamentos e condutas, fruto das diferenças pessoais em termos de formação, convívio interpessoal e experiências de vida. Nesse aspecto, quando tratamos dos princípios do Taekwondo, sem adentrar em diferentes concepções e visões, podemos afirmar que se trata de princípios e valores considerados universais, fundamentais para vivermos bem em sociedade e para o desenvolvimento humano, portanto não são valores a serem praticados somente no Dojan, mas em nosso dia-a-dia.
Para auxiliar na memorização dos princípios, sugere-se pensar em uma sigla, por exemplo, “CIPAE”, onde cada letra da sigla representa um dos princípios do Taekwondo, ou seja:
C = Cortesia;
I = Integridade;
P = Perseverança;
A = Autocontrole;
E = Espírito Indomável.
A seguir definições e reflexões sobre cada item dos princípios:
1º) Cortesia: A cortesia é a qualidade de ser cortês, em poucas palavras refere-se à gentileza e educação no trato com as pessoas, é o agir com cordialidade e polidez. A cortesia é fundamental para vivermos uma sociedade melhor, todos gostam de ser bem tratados e respeitados, e quando somos bem tratados nos sentimos valorizados. Alguns exemplos de cortesia: palavras ditas com suavidade; dizer bom dia, agradecer com um sorriso e obrigado, ceder o lugar para pessoas mais necessitadas, ser educado no trato com as pessoas, pedir desculpas quando errar, cumprimentar. A boa educação e o agir de modo cortês certamente ajudará a construir ambientes melhores e oportunidades de crescimento estarão mais disponíveis. No Taekwondo praticamos a cortesia em muitos momentos em nossos treinos, nos campeonatos e eventos de forma geral, na saudação que fazemos, na forma como nos cumprimentamos curvando o tronco em sinal de respeito, no respeito aos adversários em lutas, na cortesia com todos os atletas, professores e mestres.
2º Integridade: A integridade se refere à qualidade de ser íntegro, de ser honesto, ter retidão de caráter. A integridade é uma característica que pode ser definida no aspecto moral e também no físico. No aspecto moral refere-se ao agir corretamente, não trapacear, não ser corrupto, é o se caracterizar como uma pessoa ética e honrada, valores extremamente importantes em nossa sociedade atual, principalmente quando vemos tantos exemplos de corrupção e má conduta em nossos noticiários. No aspecto físico está relacionado ao cuidado com o corpo humano, utilizando-se e aplicando as informações fundamentais sobre a saúde para manter-se íntegro, como dormir bem, tomar água, se alimentar corretamente, não utilizar drogas, fazer atividades físicas, fazer exames de rotina e consultas preventivas, enfim ter uma vida regrada para manter-se saudável. Um ser humano íntegro, tanto no aspecto físico como no moral, certamente terá mais condições de ter uma vida plena e influenciar positivamente o meio em que está inserido. Um ditado antigo, derivado da X Sátira do poeta romano Juvenal, se enquadra muito bem no contexto da integridade, “uma mente sã, num corpo são”. No Taekwondo a integridade se desenvolve pelo exemplo e necessidade de nos mantermos íntegros para evoluirmos na arte.
3º Perseverança: A perseverança é a qualidade de quem persevera. Refere-se a não desistir com facilidade, é superar dificuldades e desafios através do esforço pessoal constante e insistente. É pela perseverança, pela persistência, que avançamos no taekwondo, iniciamos na faixa branca e vamos galgando graduações através de um processo de aprendizagem contínuo e crescente, sempre exigindo mais esforço e dedicação. Chegar à faixa preta, uma grande meta, certamente irá exigir uma boa dose de perseverança e determinação. Para os competidores a perseverança é fundamental, sempre buscando o mais alto rendimento, corrigindo falhas, evoluindo e treinando muito. Para os praticantes de modo geral, a perseverança na busca de melhorias em vários aspectos, como no poomse, na defesa pessoal, na aquisição de conhecimentos, nos chutes e defesas, sempre havendo o que melhorar e superar. Perseverar é vencer! Na vida, que possamos perseverar por uma sociedade melhor e perseverar para nos tornarmos bons exemplos.
4º Autocontrole: O autocontrole é a capacidade de controlar os desejos e as emoções. O desenvolvimento do autocontrole se dá também pelo amadurecimento pessoal ao longo da trajetória de vida, vivenciando erros e acertos, e se autocorrigindo com as experiências. Controlar as emoções e sentimentos é uma tarefa árdua e diária, faz parte do desenvolvimento de cada um. Ter um autocontrole, um autodomínio de emoções humanas negativas, como a inveja, ganância, raiva, ódio, rancor, gula, nos torna pessoas melhores e mais equilibradas. O autocontrole, por exemplo, é muito importante para conseguir parar de fumar. Na vida temos que ter autocontrole para evitar dívidas, para nos alimentarmos adequadamente, para dirigir no trânsito caótico, precisamos dele no trabalho, na família, com os amigos. No taekwondo exercitamos o autocontrole nas lutas, esperando o momento certo de atacar, defender, avançar, recuar, observar, a gestão da tensão e ansiedade e a concentração. Também se destaca o autocontrole para a realização dos poomse, onde envolve o aspecto físico e mental, o tempo correto de execução, a memorização, a respiração, o olhar, o kihap, a potência, precisão e técnica. Os treinos no taekwondo, suas rotinas, exigem autocontrole para manter-se preparado e evoluir. O autocontrole também está relacionado com qualidades humanas que são importantes, como o desenvolvimento da tolerância, da calma, paciência e equilíbrio.
5º Espírito Indomável: O espírito indomável está relacionado com coragem e determinação. Manter-se firme, enfrentar, e não recuar diante as adversidades da vida. O Taekwondista desenvolve o espírito indomável nas lutas, desenvolvendo coragem no enfrentamento. O espírito indomável está relacionado com o não desistir quando encontramos obstáculos, e na prática do Taekwondo, como na vida, para progredirmos temos que ter firmeza e propósito na busca de nossos objetivos, um olhar corajoso diante a vida.
Agora passemos a abordar sobre algumas sugestões, de como ensinar os princípios em nossas academias, e como cobrar em avaliações para troca de faixas.
Em primeiro lugar, e talvez a questão mais relevante, é que princípios devem ser ensinados pelo exemplo pessoal. É bem conhecido o ditado popular que diz “mais vale o exemplo que mil palavras”. A força do exemplo pessoal é muito significante, não adianta nada pregarmos princípios quando não os praticamos. Portanto os mais graduados, os Professores, os Mestres, tem que ser exemplos de valores para inspirar as boas condutas.
Regras de conduta estabelecidas pelos Mestres nas academias, como formas de se portar diante os treinos, como fazer quando chega atrasado, o uso do dobok, penalidades para comportamentos inadequados, saudações, juramento do aluno, enfim as regras de bom comportamento para a manutenção das tradições do Taekwondo são instrumentos importantes para a aplicação prática dos princípios. Estas regras podem ser entregues de forma escrita aos atletas, logo no início, quando fazem a inscrição na academia, e sempre praticadas no cotidiano dos treinos, competições e eventos diversos.
Os cinco princípios também podem ser objeto de diálogo em grupo, no descanso de treinos, por alguns minutos pode-se perguntar qual o entendimento do que seja a cortesia, citando exemplos na academia, em casa, no trabalho, na escola, com os amigos. Num dia pode-se falar um pouco da cortesia, noutro dia sobre a integridade e assim por diante. Então, quando se descansa por alguns minutos, aproveitamos para debater um pouco sobre cada princípio. Cabe sempre uma adaptação sobre a abordagem em diferentes faixas etárias, com crianças pode-se apenas citar os princípios e dar algum exemplo simples, com adolescentes e adultos pode-se aprofundar mais e fazer reflexões sobre como anda nossa prática destes princípios em nossas vidas.
A forma de cobrança em exames de faixa também deve respeitar faixas etárias e graduação, seguindo-se o princípio de quanto maior for à graduação, e mais amadurecido seja o Taekwondista, mais se pode exigir em termos de complexidade.
Como os princípios já devem ser aprendidos no início dos treinos, nos primeiros exames de faixa pode-se perguntar quais são eles. Depois, em outros exames, podem-se perguntar outras questões, conforme sugestões abaixo (pode-se fazer uma das perguntas ou alguma combinação delas), além de outras possibilidades conforme a visão e experiência de cada Professor ou Mestre:
- Defina cortesia;
- Defina integridade;
- Defina perseverança;
- Defina autocontrole;
- Defina espírito indomável;
- Defina cortesia e cite exemplos no dojan e no seu cotidiano;
- Defina integridade e cite exemplos no dojan e no seu cotidiano;
- Defina perseverança e cite exemplos no dojan e no seu cotidiano;
- Defina autocontrole e cite exemplos no dojan e no seu cotidiano;
- Defina espírito indomável e cite exemplos no dojan e no seu cotidiano;
- Em exames de faixa preta podem-se pedir os princípios e solicitar uma apresentação de uma reflexão sobre como cada um deles evoluiu em sua vida, levando-se em consideração os anos de prática do taekwondo.
Mestre Paulo César Poliseli – 5º Dan
Diretor Educacional da FCTKD.