Um dos primeiros registros de ensino do Taekwondo em Caçador data no ano de 1988, quando as aulas eram ministradas pelo Professor Juarez Soares, que era aluno e faixa preta formado pelo Mestre Massao Maeda, o qual dava aula em Blumenau.
Naquela época a academia estava localizada na avenida Beira Rio. A academia rapidamente se tornou um sucesso, ficando a sala pequena para o contingente. Então, o Professor Juarez mudou-se para a antiga discoteca The New Art Som, ficando ali poucos meses. Logo depois, mudando-se novamente, na qual ficou por muitos anos, na rua Herculano Coelho de Souza, em frente a empresa Reunidas.
Alguns anos depois o Prof. Juarez se mudou para a cidade de Machadinho/RS, deixando a academia a cargo dos alunos mais graduados na época, sendo esses os Profs. Carlos Alberto Valentin (Beto), André Borille de Oliveira, Adilson Bajuk e Lindomar Almeida, que foram alunos das primeiras turmas de Taekwondo do Prof. Juarez.
Posteriormente, devido ao trabalho dos professores, muitos alunos começaram a praticar na nova Academia em meados de 1992, entre eles o Mestre Marcelo Ricardo Colaço, depois que os mais graduados seguiram sua caminhada marcial em outras cidades. Colaço deu continuidade ao trabalho que vinha sendo feito com o Taekwondo na região.
Mestre Marcelo Ricardo Colaço formou alguns faixas pretas, dentre eles Diego Joel e Gerson Teles, os quais deram sequência aos seus ensinamentos. Naquela época o Taekwondo já estava em toda região do Oeste de Santa Catarina. Quando o Mestre Colaço passou em um concurso público na polícia civil, Gerson Teles assume as aulas e dá sequência ao trabalho.
Nesta mesma época Daniel Rocha inicia seus trabalhos com o Taekwondo na cidade, sendo também discípulo do Mestre Colaço, porém migrando mais tarde para o grupo do Mestre Adílio Alves de Chapecó.
Hoje, em 2020, a cidade de Caçador conta com duas principais Associações, a Associação Rocha de Taekwondo, e a Associação Gerson Teles de Taekwondo.
Fonte das informações: Daniel Rocha, Gerson Teles, Lindomar Almeida