Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A história do Taekwondo em Jaraguá do Sul se iniciou no ano de 1989. Três irmãos oriundos de São Paulo, Acir de Lima, Adelir de Lima e Alvacir de Lima, alunos do Grão Mestre Yun Sik Kim, vieram residir em Santa Catarina com o intuito de divulgar o Taekwondo no estado.

 Inicialmente os irmãos Lima fixaram residência na cidade de São Bento do Sul. No mesmo ano, porém, Adelir de Lima mudou-se para Jaraguá do Sul, passando a lecionar Taekwondo na cidade. Na época faixa preta 2º dan, Adelir abriu sua academia no bairro Ilha da Figueira, sendo o primeiro professor de Taekwondo do município, tendo atuado até meados de 1992.

 O primeiro faixa preta formado pelo Professor Adelir foi Aldair Victor Padilha, o qual deu continuidade da modalidade em Jaraguá do Sul, iniciando seus trabalhos como professor na academia New Ritmos, além de atuar nas cidades de Guaramirim e Corupá. A New Ritmos situava-se na área central de Jaraguá do Sul, na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, ao lado do hotel Nelo. O professor Padilha foi o segundo professor de Taekwondo na cidade, atuando até o ano de 1997, quando teve que se afastar temporariamente dos tatames.

Novamente, o Taekwondo estava ameaçado de se extinguir em Jaraguá do Sul.

Naquela época, Padilha formou faixas pretas, dentre os quais Allan Fabio Siqueira, Jhony Emmendoerfer. Jhony começou a dar aulas na cidade de Schroeder.

O professor Padilha viu em Allan Fabio Siqueira, a oportunidade de dar continuidade na modalidade em Jaraguá do Sul. Desse modo, Allan aceitou a missão, e se viu na posição em que Padilha se encontrava em 1992, assumindo naquele momento os alunos remanescentes. Além de dar aulas, Allan mantinha seus treinamentos na cidade de Joinville, com o Mestre Byung IL Lee, com quem retificou sua formação de faixa preta e ampliou seus conhecimentos da arte.

Uma grande coincidência aconteceu no ano 2000, quando Allan alugou uma sala para dar aulas, no bairro Ilha da Figueira. Era a mesma sala na qual o referido Professor Adelir de Lima havia trabalhado em 1989. A nova academia chamava-se Art & Kombat. No mesmo ano, Allan fundou a Associação Jaraguaense de Taekwondo.

Em 2001 Allan forma seu primeiro faixa preta, Helton Gledson Berthi, hoje mestre. No mesmo ano, Helton começou a dar aulas em Jaraguá do Sul, no bairro Barra do Rio Cerro, expandindo a abrangência do Taekwondo no município.

No ano de 2002 a Associação Jaraguaense de Taekwondo, mudou o nome para Associação Catarinense de Taekwondo, pois começou a trabalhar com municípios vizinhos.

Em 2004, pelo professor Padilha, é criada uma nova instituição, também nomeada Associação Jaraguaense de Taekwondo, que mais tarde seria presidida pelo professor Helton.

No ano de 2006, Allan se torna o primeiro mestre de Taekwondo da cidade. No mesmo ano, funda o Instituto Mestre Allan – IMA, sendo esta a primeira franquia de Taekwondo do estado.

No ano de 2010, Helton também forma-se mestre de Taekwondo.

Em 2016, Jaraguá do Sul passa a ocupar um espaço de maior destaque no Taekwondo catarinense, graças à eleição do Mestre Allan à presidência da FCTKD e à criação, na cidade, de uma sub sede da FCTKD, que viria a tornar-se a sede oficial da instituição no ano seguinte. É a primeira vez que a FCTKD firma sede fora da cidade de Florianópolis.

Em 2017, mais um passo importante é dado em direção ao crescimento do Taekwondo em Jaraguá do Sul, quando a multi-campeã dos tatames, Mestra Alessandra Trevisan vem, a convite do mestre Allan, residir e trabalhar na cidade. O trabalho de rendimento da modalidade vai a outro nível, fato logo demonstrado nos resultados alcançados.

Fonte destas informações: Allan Fabio Siqueira, e Aldair Victor Padilha

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.