Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

História do Taekwondo em Joinville

O período de introdução do Taekwondo na cidade de Joinville ocorreu em meados de 1986. O precursor foi o professor Fabio Natel, oriundo de Curitiba (PR), e sua ramificação tinha como orientador o Grão-Mestre Hong Soon Kang.

Fabio iniciou seu trabalho na Associação Atlética Tupy, e também ministrou aulas em várias academias como Cocada Dojo, Vulcano, academia do Sesc, entre outras, nos vários bairros da cidade.

Professor Fabio, criou a equipe Joinville Taekwondo Clube. Através da dedicação dos treinos ali prestados, formou vários faixas pretas, dentre eles: os senhores Ênio Grachick e Arilton Nicomedes Fermino.

Em 1990, Arilton e Ênio, foram os primeiros formados faixas pretas de Joinville. Ênio, após ser formado, atuou por 13 anos como professor em Joinville, posteriormente, seguiu carreira em outra área. Arilton hoje é Mestre, também formado pelo Grão-Mestre Hong Soon Kang. Ele fundou a Associação Kyorugui Esporte de Taekwondo, e já atuou em vários municípios do estado.

Posteriormente, nesta ramificação, surgiram outros nomes importantes para a história da cidade de Joinville, como Adenilson Moreira que iniciou em 1988 na academia Cocada Dojo. Atualmente, Adenilson é Mestre 4º Dan, formado pela Federação Catarinense de Taekwondo.

Surgiram, também, outros expoentes da modalidade, como Claudio José Corrêa e Cledirson Gilberto Oliveira, formados mestres 5º e 4º dan respectivamente, ambos pelo atual presidente da FCTKD, Allan Fabio Siqueira.

Ainda em 1990 surgiu outra ramificação, quando então, o Grão-Mestre Byung Il Lee, abriu a Academia BII Lee Internacional, onde começou a ministrar aulas de Taekwondo. Nesta linhagem surge o nome Jean Cristiano dos Santos, primeiro aluno de Taekwondo em Joinville e no Brasil do Mestre Lee.

Jean foi formado faixa preta em 1992, participando na formação de vários outros faixas pretas. Atualmente, é Mestre 6º Dan pela FCTKD.

Em 19 março de 1993, inaugurou sua academia denominada Power of Tiger, existente até os dias atuais, mas reconhecida agora como ISAM – Instituto Santos de Artes Marciais. Além disso, é sócio fundador e atual presidente da Associação Joinvilense de Taekwondo – AJTKD (fundada em agosto de 1993). A AJTKD é uma das entidades mais antigas do estado, e foi uma das Associações que participou da fundação da Federação Catarinense de Taekwondo – FCTKD.

Em novembro de 2007, os metres Moreira e Claudio fundaram a Associação Moreira de Taekwondo, que com o passar do tempo passou a ser reconhecida como Associação Coelho de Taekwondo.

Nas linhas apresentadas acima, foram de certa maneira, expostos e colocados em destaque nomes de pessoas que em algum momento, de forma direta, contribuíram para o desenvolvimento do Taekwondo em Joinville.

Agradecemos a FCTKD que oportunizou este reconhecimento e, em especial, a todos os seres incríveis que participaram ou continuam participando de várias formas. Neste momento não é possível relatar seus nomes, pois seria injusto colocar uns e esquecer outros. Mas, pode ter certeza, você faz parte dessa história!

Fontes dos mestres: Arilton, Claudio, Gilberto, Moreira, Lee e Jean.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.